quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Violência na Escola

Já é muito comum, ver alunos brigando dentro da escola. Mas porquê, isso já é comum? Porquê não conseguimos mais evitar, essas violência?
Hoje o que muito acontece nas escola é a pratica do bullying, isso gera revolta, que pode provocar uma violência maior. Como podemos evitar que aconteça bullying na escola.
professores deviam mais falar sobre esse assunto, nas salas de aula. Isso já era um bom começo para que esse tipo de coisa parasse de acontecer na escola. 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Educação no Brasil




                     Estudar, é a melhor coisa da vida.                  

Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.
Quadro da educação nacional 

Pesquisas na área educacional apontam que um terço dos brasileiros frequentam diariamente a escola (professores e alunos). São mais de 2,5 milhões de professores e 57 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino. Estes números apontam um crescimento no nível de escolaridade do povo brasileiro, fator considerado importante para a melhoria do nível de desenvolvimento de nosso país.

Uma outra notícia importante na área educacional diz respeito ao índice de analfabetismo. Recente pesquisa do PNAD - IBGE mostra um queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos (1992 a 2002). Em 1992, o número de analfabetos correspondia a 16,4% da população. Esse índice caiu para 10,9% em 2002 e para 10% em 2008. Ou seja, um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Outro dado importante mostra que, em 2006, 97% das crianças de sete a quatorze anos frequentavam a escola.

Esta queda no índice de analfabetismo deve-se, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil nos últimos anos. Governos municipais, estaduais e federais tem dedicado uma atenção especial a esta área. Programas de bolsa educação tem tirado milhares de crianças do trabalho infantil para ingressarem nos bancos escolares. Programas de Educação de Jovens e Adultos (EJAs) também tem favorecido este avanço educacional. Tudo isto, aliado a políticas de valorização dos professores, principalmente em regiões carentes, tem resultado nos dados positivos.

Outro dado importante é a queda no índice de repetência escolar, que tem diminuído nos últimos anos. A repetência acaba tirando muitos jovens da escola, pois estes desistem. Este quadro tem mudado com reformas no sistema de ensino, que está valorizando cada vez mais o aluno e dando oportunidades de recuperação. As classes de aceleração também estão dando resultados positivos neste sentido.
 
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes.

 Mas além, do analfabeltismo  ter baixado, ainda existem muita gente analfalbeto no Brasil.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Enchentes pelo o Brasil



Frutuoso gomes-RN

Frutuoso Gomes, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil) , localizado na microrregião de Umarizal . De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2005 sua população era estimada em 4.541 habitantes. Área territorial de 63 km².

                                   (vista da cidade de Frutuoso Gomes)
Essa é, umas das cidades, que a população desconheçe. E, que agora nós devemos conheçer. Não é só, porque essas cidades são pequenas, que nós devemos tratarmos diferentes.